Image Map

sábado, 24 de junho de 2017

A HONRA


A palavra honra do seu original significa "Fixar valor", logo honrar “coisas” ou “pessoas” além de ser um mandamento Bíblico: ...”porque aos que me honram, honrarei”... (1º Sm 2.30), é também mensurada pelo valor que atribuímos.

Resultado de imagem para honra

Em Marcos 6, conta-nos uma história de quando Jesus volta a sua terra natal acompanhado dos seus discípulos, e começa a ensinar a Sua Palavra para alguns dos  patrícios, que admirados e perplexos diziam: "começou a ensinar na sinagoga local, e muitos dos que o escutavam ficavam admirados e exclamavam: De onde lhe vem tudo isto? E que sabedoria é esta que lhe foi outorgadaE como se fazem tais maravilhas por suas mãos? Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não convivem conosco suas irmãs? E ficaram escandalizados por causa Dele" (Mc 6.2,3). A palavra "escândalo" no grego é "skándalon" (de onde se derivou a palavra portuguesa escândalo) e significa tropeço ou armadilha, símbolo daquilo que incita ao pecado ou à perda da fé. Escândalo é todo ensino, palavra, obra ou omissão que incita o outro a pecar.

Os muitos que escutavam os ensinos de Jesus ficaram admirados pelo tamanho conhecimento e sabedoria com que ministrava: ...“e muitos dos que o escutavam ficavam admirados e exclamavam: De onde lhe vem tudo isto? E que sabedoria é esta que lhe foi outorgada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos?” (Mc 6.2). Essa suposta admiração não era por honrá-lo e, sim, por desdenhar de Sua condição social: “Não é este o carpinteiro” (Mc 6.3a), descendência: ...“filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não convivem conosco suas irmãs? (Mc 6.3b), não honrando assim, o Ministério do Filho de Deus! Agora, tomados de um sentimento faccioso: ...ficaram escandalizados por causa Dele" (Mc 6.3c), Ou seja, tomados de sentimentos de “tropeços” e “armadilhas”, incitando os que ali estavam a pecar: “E Jesus estava admirado da incredulidade deles”. (Mc 6.6ª). Uma vez que, tudo o que não provém da fé é pecado: ...“e tudo o que não vem da fé é pecado” (Rm 14.23). Jesus não fora honrado por seus patrícios como se deveria: “E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra senão na sua pátria, entre os seus parentes, e na sua casa” (Mc 6.4), e o resultado dessa falta de honra ao Profeta fora a escassez espiritual, não desfrutando do CONHECIMENTO, da SABEDORIA  e das MARAVILHAS ministradas por Suas poderosas MÃOS: “De onde lhe vem tudo isto? E que sabedoria é esta que lhe foi outorgada? E como se fazem tais maravilhas por Suas Mãos?” (Mc 6.2), não podendo Jesus operar ali Maravilhas extraordinárias: “E Jesus não podia fazer ali nenhuma obra maravilhosa; (Mc 6.5).

Terra que não honra PROFETA é seca, estéril e desértica! Só observa a terra vizinha crescer, florescer e desfrutar das Maravilhas do NAZARENO, por não aplicar o princípio da HONRA: “Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra” (Rm 13.7). Está escrito:Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta;(Mt 10.41). Não sejamos como “esses muitos” que ouviram a Jesus e não o honraram na qualidade de PROFETA, tomados de sentimentos de tropeços e armadilhas por não suportar o BRILHO da profundeza do Conhecimento, da Sabedoria e das Maravilhas realizadas por ELE! Quantos que nem disfarçam o roer das unhas e o semblante desfigurado quando alguém inspirado pelo Espírito Santo ministra uma Palavra com “Lenha & Fogo"; "Reflexão & Emoção”, esquecendo-se da recomendação Paulina: “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmoE há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todosMas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil (1º Co 124-7), e o Espírito Santo de Deus sabe qual é a utilidade de cada um no Reino!

Que possamos HONRAR o PROFETA na qualidade de PROFETA, para recebermos galardão de PROFETA. Ao contrário, o Ministério e o Ardor Profético se manifestará nas Aldeias vizinhas: “E percorreu as aldeias vizinhas, ensinando” (Mc 6.6), enquanto outras, só olhará e não comerá, ou seja, desfrutará: “E pusera o rei à porta o senhor em cuja mão se encostava; e o povo o atropelou na porta, e morreu, como falara o homem de Deus, o que falou quando o rei descera a ele. Porque assim sucedeu como o homem de Deus falara ao rei dizendo: Amanhã, quase a este tempo, haverá duas medidas de cevada por um siclo, e uma medida de farinha por um siclo, à porta de Samaria. E aquele senhor respondeu ao homem de Deus, e disse: Eis que ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu poderia isso suceder? E o homem de Deus lhe disse: Eis que o verás com os teus olhos, porém dali não comerás. E assim lhe sucedeu, porque o povo o atropelou à porta, e morreu” (2º Reis 7.17-20).

Já dizia C.S. Lewis: “Rimos da HONRA e ficamos chocados quando achamos traidores em nosso meio. Castramos o animal e exigimos que ele seja fecundo”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário